Inscrições abertas para o Santander Universidades Bolsas Ibero-Americanas

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), está com o Edital aberto para Mobilidade Acadêmica Internacional, no âmbito do Programa Santander Universidades Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação. Os interessados podem se inscrever até o dia 10 de junho.

O objetivo do programa é propiciar aos estudantes de graduação uma oportunidade de acesso a culturas estrangeiras, realizando um semestre de intercâmbio em renomadas universidades ibero-americanas conveniadas com o Programa Santander e com a UFPA.

Portugal e Espanha – São cinco vagas ofertadas para as seguintes universidade europeias: em Portugal: Universidade de Porto; Instituto Politécnico do Porto, Instituto Superior Técnico; Universidade Portucalense Infante D. Henrique; Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro; Universidade do Algarve; Universidade Nova de Lisboa; Universidade de Aveiro e Universidade de Lisboa.

Na Espanha, as universidades com parceria são: a Universidad de Salamanca, a Universitat Politécnica de Valência e a Universidade de Castilla – La Mancha.

O aluno interessado em participar deve estar matriculado na UFPA, estar, pelo menos, no 5º semestre, ter Coeficiente de Rendimento igual ou superior a oito, com, no máximo, duas reprovações e deve possuir, no mínimo, 40% dos créditos obrigatórios previstos em seu curso. Estudantes que já participaram de programas de mobilidade para o exterior, mantidos pela UFPA, não poderão participar da seleção.

Como participar - Para se inscrever, os alunos devem separar cópias do comprovante de inscrição, preenchido, e do passaporte; comprovante de matricula; Histórico Escolar da UFPA, junto com o Coeficiente de Rendimento; Currículo Lattes; carta de intenção do candidato, apresentando os motivos pelos quais deseja participar do programa; carta de recomendação, assinada por um professor da UFPA; Certificado de Língua Estrangeira, caso deseje o intercâmbio da Espanha; e três planos de estudos. Esses documentos deverão ser entregues na Prointer, localizada no 1° andar do prédio da Reitoria da UFPA, Campus Básico, em um envelope com a inscrição Programa Santander Universidades Bolsas Ibero-Americanas 2016. O horário é das 9h às 11h e das 14h30 às 16h.

Confira o Edital aqui e baixe o Plano de Estudos aqui.

Texto e arte: Divulgação / Prointer