Alunos de Educação Física constroem horta ecológica e participam de caminhada pelo Campus

Com o objetivo de proporcionar reflexões para além da sala de aula, a professora Mirleide Bahia tem levado seus alunos da turma de Educação Física 2013.1 para realizarem atividades diferenciadas pelo Campus de Castanhal.

As dinâmicas realizadas com a turma fazem parte do planejamento da disciplina "Esporte, Lazer e Meio Ambiente", ministrada pela professora Mirleide, que orientou seus alunos na elaboração de dois projetos. “Um deles foi a Oficina e Confecção de Horta Sustentável, cujo objetivo foi ensinar como se construir uma horta com materiais recicláveis como garrafas pet, canos usados, madeiras de demolição etc. O outro projeto foi a Caminhada Ecológica, em que os alunos percorreram um trajeto no Campus e em algumas ‘estações’ e nós discutimos assuntos referentes ao meio ambiente e à sociedade, como poluição de rios e mares, poluição do ar, lixo, a cidade e o meio ambiente etc.”, explicou a docente.

Para a estudante Kellen Thaelen Celestino, que participou dos trabalhos de construção da horta ecológica, atividades extra-classe contribuem significativamente para a sua formação. “Elas ampliam nossa aprendizagem e enriquecem nosso saber, porque aliamos a teoria à prática. E nos fazem pensar nessa conexão de Educação Ambiental com Educação Física. Além disso, instigam-nos a pensar em outras atividades bem criativas fora do ambiente mais formal, que é a sala de aula”, relatou Kellen, que também contou como a turma se organizou para dar forma ao projeto. “Pensamos nas diversas maneiras que uma horta pode ser construída e em seus benefícios. A maioria dos materiais utilizados foi encontrada na própria Universidade. Nos empenhamos bastante e isso foi fundamental”.

Objetivo da Disciplina - Possibilitar a compreensão do conhecimento científico acerca das relações entre esporte-lazer-meio ambiente; fomentar a reflexão crítica sobre as questões teórico-metodológicas do desenvolvimento sustentável e das atividades de esporte e lazer em áreas naturais, contribuindo para a construção do conhecimento e a formação para ser capaz de planejar, executar e avaliar programas, projetos e ações de esporte e lazer na natureza, construindo alguns elementos sustentadores e mediadores da educação ambiental, educação pelo e para o lazer e educação ao ar livre de forma crítica e criativa. Os projetos da Horta Sustentável e da Caminhada Ecológica estão sendo executados em duas datas: a primeira etapa foi no dia 07 de abril e a segunda fase será nesta quinta, 14, no Campus da UFPA/Castanhal.

Texto: ASCOM – UFPA/Castanhal
Fotos: Educação Física 2013.1