Seminário de Iniciação Científica abre a programação da Semana Acadêmica em Castanhal

“Eu sei que estar envolvido em um projeto de pesquisa, além de contribuir com a minha formação, vai me ajudar também em outras conquistas depois da graduação, como o mestrado e o doutorado”.

MarcosA constatação de Marcos Michel Silva de Almeida, aluno do quinto semestre de Matemática, é a de muitos dos alunos envolvidos do Seminário de Iniciação Científica, o Seminic, que reuniu, nesta terça, 13 de setembro, mais de 50 trabalhos de iniciação científica desenvolvidos pelas cinco Faculdades do Campus da UFPA em Castanhal.

Marcos apresentou o projeto Métodos Matemáticos para a Classificação de Imagem de Satélite e confessou que participar do Seminic também foi importante para outro aspecto da sua formação.

“Fazer a apresentação oral, sendo avaliado é um desafio. Apesar de já ter participado de outros seminários, esse foi um momento para vencer o nervosismo.”

O professor Arthur da Costa Almeida, que orientou o trabalho de Marcos, concorda que essa é uma das contribuições do Seminic para a formação do aluno. “No caso dos alunos da matemática, em princípio, eles serão futuros professores e, assim como tiveram que apresentar seus trabalhos aqui, vão ter também que enfrentar a plateia em sala de aula”.

Arthur Almeida também destaca a importância dos professores atuarem como orientadores de projetos científicos. “O desenvolvimento de pesquisas é importante para a Universidade, mas também é para Castanhal e para o Brasil”, afirmou.

seminic  internaO Seminic aconteceu nas duas unidades do Campus Castanhal. No Bairro do Jaderlândia, onde se concentram a maioria dos cursos, foram apresentados cerca de 20 trabalhos de áreas como Ciência da Computação, Educação, Engenharia Elétrica, Geociências, Letras, Linguística e Matemática.

Já na Unidade do Bairro do Pantanal, onde fica a Faculdade de Medicina Veterinária, foram quase 40 trabalhos de áreas como Farmacologia, Fisiologia, Geociências, Medicina Veterinária, Zootecnia e Saúde Coletiva.

Avaliação e integração

A estudante do sétimo período do curso de Medicina Veterinária expôs o trabalho intitulado Detecção de Riquétsias do Grupo da Febre Maculosa em Carrapatos Ixodídeos Capturados em dois Fragmentos Florestais da Amazônia Oriental, Estado do Pará e falou sobre sua pesquisa e a importância de estar engajada no projeto.

Kelly“Esse tema é pouco conhecido, mas esse trabalho é relevante porque têm poucos estudos sobre o assunto aqui na Região Norte e é muito bom participar da pesquisa porque a gente vai, desde cedo, tendo contato com esse universo, o que contribui bastante com a nossa formação”.

Para o coordenador acadêmico do Campus de Castanhal, professor Milton Begeres o Seminário cumpre com seu papel de avaliar a produção dos alunos que possuem bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), mas também vai além, como um instrumento de integração.

“É um momento de culminância, pois os alunos apresentam para a comunidade acadêmica os resultados dos projetos de pesquisa nos quais estão envolvidos. Embora seja um processo avaliativo, pois há professores avaliando as apresentações, é também uma oportunidade para que os bolsistas compartilhem suas experiências com outros alunos.”

O Seminic integra a programação da Semana Acadêmica do Campus Castanhal que inclui, ainda, o Siex e o I Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto de Medicina Veterinária (IMV), que serão abertos na manhã desta quarta, 14 de setembro. Para mais informações sobre a programação clique aqui e acesse os sites: http://seminarioimv.wix.com/isemiimv, para informações do Seminário IMV e http://www.siexcastanhal.com.br/ para informações do Siex.

SERVIÇO: VII SIEX e I Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação do IMV

Período: 14 a 16 de Setembro de 2016