Faculdade de Educação Física realiza evento com foco na promoção da saúde

Promoção da saúde, orientações sobre exercício e atividade física e apresentações culturais marcaram o evento “Saúde e Exercício Físico em Foco”, que aconteceu nesta sexta (31), na Praça do Estrela.

A programação foi organizada por alunos de Educação Física da UFPA/Castanhal, sob a coordenação do professor Sérgio Nassar.

“Nós trouxemos explicações e intervenções para pessoas diabéticas, hipertensas, obesas, com problemas na coluna, cardiopatas, idosos e gestantes. Também trouxemos várias práticas de ginástica como minitrampolim, aeróbica, estepe, treinamento funcional, flexibilidade, condicionamento físico. Tudo isso com objetivo de levar as pessoas a se exercitarem mais e a buscarem mais saúde”, destacou o coordenador das ações.

Para os alunos envolvidos na organização do evento, essa foi uma oportunidade para que eles vivenciassem conteúdos aprendidos em sala de aula, como conta Juliana Seabra, da turma de Educação Física 2013.2.

“A importância desse evento se justifica pelo fato de colocarmos em prática nossos conhecimentos sobre os assuntos em questão, que são a saúde e a atividade física em foco. Como estamos já no sétimo semestre da graduação, esse desafio é muito motivante para nós, como futuros educadores físicos, com essa temática dos cuidados especiais acerca do exercício físico, que é um coadjuvante importante na prevenção e no tratamento de doenças”.

Outro estudante que atuou no evento foi Luan Lourenço, de Educação Física 2015.1, que estava no estande onde as pessoas podiam, com uma pequena amostra de sangue, verificar sua taxa de glicose.

“É muito importante que as pessoas saibam seu índice glicêmico para a sua qualidade de vida, principalmente se tiver uma idade avançada, porque seu corpo está biologicamente mais frágil do que antes. Então, caso apareça algum volume ou o valor maior ou menor do que o indicado, é recomendado que a pessoa faça uma dieta, mas sempre com acompanhamento profissional de um médico ou nutricionista e ela deve fazer, também, alguma atividade física regular”, frisou Luan.

E são exatamente esses cuidados que dona Ilza Neves, que participou da programação, procura ter com sua saúde.

“Eu frequento o projeto Corpo Saudável, aqui na Praça do Estrela, há 10 anos. Estou sempre praticando exercício físico e meus exames dão sempre normais, nunca deram alterados. Então, eu recomendo para as pessoas: façam exercício físico, que é muito bom para nossa saúde”.

E para além de questões ligadas à saúde, o evento levou para a praça, uma programação cultural, com diversas apresentações de ginástica e dança.

Vanessa Alexandre, da turma de Educação Física 2016.1, ainda está no início da graduação, mas já sabe da importância de estar envolvida em eventos.

“A gente começa participando da ginástica, que é uma disciplina do nosso curso. Isso ajuda a aprimorar o que a gente aprende na disciplina. Isso também tem me desenvolvido e vai ajudar bastante na minha formação”.

Quem coordenou as apresentações culturais foi a professora Alessandra Tomás, da Faculdade de Educação Física. Ela explicou qual o objetivo desse tipo de atividade.

“Nós estamos aqui reprisando um festival de ginástica que tivemos na faculdade. A proposta é reforçar, é revitalizar questões referentes à cultura paraense, porque a gente sabe que é importante ter orgulho dessa nossa cultura, que é tão rica. E nada mais justo do que a gente atribuir à ginástica e aliar conceitos a ela”.

O evento “Saúde e Exercício Físico em Foco” atraiu diversas pessoas e encerrou às 20h desta sexta, 31 de março.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Confira as fotos aqui