Campus de Castanhal já conta com rede sem fio para alunos e servidores

Estudantes e servidores do Campus de Castanhal já podem ter acesso a um serviço de internet mais veloz e com maior capacidade de usuários, graças à instalação de novos equipamentos transmissores de rede. Os oito novos rádios instalados no Campus têm capacidade para 500 usuários por aparelho. A capacidade anterior era de 30 usuários por rádio; agora, são permitidas cerca de 2 mil conexões simultâneas.

A implantação beneficia diretamente os alunos, que passam a ter maior acesso à internet, estimulando o ensino, a pesquisa e a extensão no Campus.  O analista de TI do campus de Castanhal, Madson Coelho, explica que os rádios foram instalados em pontos estratégicos para garantir acesso à internet em diversos pontos. Fernando Takao, analista de TI do CTIC (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação), ressalta a importância da instalação: “Os equipamentos profissionais instalados permitem um acesso rápido, estável e seguro à internet”.

A rede é limitada a pessoas vinculadas à instituição - Diferente do campus de Belém, que conta com a rede livre “UFPA 2.0 - Visitantes”, o acesso à internet no Campus de Castanhal não é permitido a qualquer pessoa. A medida foi adotada como uma maneira de garantir segurança à rede e limitar acessos de usuários externos, que não necessariamente utilizam a rede para o estudo.

Por isso, os usuários precisam ter um vínculo institucional com a UFPA para utilizar a rede “UFPA 2.0 - Institucional” ou com outras instituições credenciadas na rede “Eduroam”. Alunos e servidores devem solicitar o acesso por meio do site https://sagitta.ufpa.br/sagitta/. Ao entrar no sistema, estudantes devem fornecer o mesmo login e a mesma senha que utilizam para acessar o SIGAA. Já os docentes e os técnicos devem usar as credenciais do SIGRH.

Para mais detalhes sobre como acessar a rede sem fio do Campus de Castanhal, clique aqui.

Texto: Mariana Vieira – UFPA/Belém, com informações de Paula Lopes – Campus Castanhal