Proex leva projeto Multicampiartes ao município de Castanhal

Teatro de rua, cinema, dança, fotografia, cultura popular, música, literatura e performances. Todas essas expressões artísticas estão na programação do Projeto Multicampiartes - desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Pará -, que começou nesta segunda-feira, 28, e segue até sábado, 2 de setembro, no município de Castanhal.

O Multicampartes tem duas vertentes principais, que são o Núcleo de Formação e a Caravana Cultural. Por meio do Núcleo de Formação, serão realizadas oficinas com variadas linguagens artísticas, tendo como público-alvo artistas, grupos e associações culturais, a comunidade universitária e a população local. Já por meio da Caravana Cultural, serão apresentados espetáculos teatrais e musicais, como a peça Édipo Rei, da Escola de Teatro de Dança da UFPA, e apresentação do Coro de Saxofone da Escola de Música da UFPA.

Parcerias - O Multicampartes de Castanhal resultou de parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão, o Campus de Castanhal da UFPA, a Prefeitura Municipal e o Serviço Social de Comércio da Castanhal (SESC). Segundo o diretor de Cultura, da Proex, professor Miguel Santa Brígida, a Caravana Cultural em Castanhal representa um adensamento do intercâmbio entre a Pró-Reitoria de Extensão, as comunidades culturais de municípios do Estado do Pará e os campi da UFPA.

“Esta é a terceira versão do Multicampiartes que estamos realizando. Este ano, já tivemos em Bragança e Cametá. O Multicampiartes de Castanhal significa uma ampliação do diálogo da Universidade com os setores culturais. Construímos parcerias com o SESC, com a Casa de Cultura do município e com os setores culturais. É uma caravana bem diversificada, com múltiplas manifestações artísticas e um número record de oficinas”, afirma o diretor de cultura da Proex.

Agenda Cultural - Durante a programação do Multicampiartes em Castanhal, haverá uma reunião envolvendo a diretoria do SESC, a Secretaria de Cultura do município, artistas, membros da comunidade cultural local e o pró-reitor de Extensão da UFPA, professor Nelson de Souza Junior. O objetivo é iniciar a elaboração de uma agenda cultural permanente. Segundo o pró-reitor, a intenção é manter ações contínuas, além do Multicampiartes, para que haja uma intensificação das relações entre a Universidade e as comunidades artísticas.

A programação do Multicampiartes do município de Castanhal vai ocorrer no espaço do prédio do Serviço Social do Comércio (SESC), na avenida Rio Branco nº 10,  Bairro Nova Olinda.

Serviço:
Projeto Multicampiartes (Proex) em Castanhal
Data 28 de agosto a 2 de setembro de 2017
Local. Serviço Social do Comércio

Texto, arte e foto: Divulgação / Pró- Reitoria de Extensão (Proex)

Additional information