Faculdade de Matemática

 

Histórico

 

O Curso de Licenciatura Plena em Matemática da UFPA surgiu na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Pará, em 04/05/1954, reconhecido pelo Decreto Nº 35.456, conforme a portaria Nº 721-MEC, sendo que na década de 60, foi transferido para o Núcleo de Física e Matemática, tendo sido extinto o curso de Bacharelado em 1969.

Com a Reforma Universitária de 1971, o Curso passou a fazer parte do Centro de Ciências Exatas e Naturais no denominado Campus Universitário Pioneiro (posteriormente chamado Núcleo Universitário do Guamá), que hoje é conhecido como Cidade Universitária José da Silveira Netto, sendo na época somente a Licenciatura.

A partir do ano de 1976, voltou-se a oferecer o curso de Bacharelado, que perdura até hoje.

Em 1987, com a Interiorização da UFPA, o Colegiado do Curso de Matemática, passou a oferecer cursos de Licenciatura em vários Municípios do Estado, dentre eles Castanhal onde se implantou o Curso no Campus Universitário de Castanhal.

A partir de 1997, o Curso de Licenciatura Plena em Matemática do Campus de Castanhal passou a ter corpo docente próprio, cedidos do Campus de Bragança.

Em janeiro de 2000, foram contratados os primeiros professores efetivos do Curso lotados no Campus de Castanhal, num total de 5 professores efetivos.

Em 2001, com a autonomia do Campus de Castanhal, foi criado o Colegiado do Curso de Matemática do Campus, até então subordinado ao Colegiado do Curso de Matemática do Campus do Guamá em Belém.

Também em 2001 foi oferecido o primeiro Curso de Especialização em Matemática Básica, com corpo docente do Campus, coordenado pelo prof. Arthur da Costa Almeida, com a participação de 14 alunos.

Em fevereiro de 2008, foi criada a Faculdade de Matemática do Campus de Castanhal, sendo o seu primeiro Diretor o prof. Arthur da Costa Almeida.

Hoje, a Faculdade de Matemática atende a 160 alunos regularmente matriculados no Curso de Licenciatura Plena em Matemática do Campus Universitário de Castanhal, localizado na Região Nordeste do Estado do Pará.

 

Objetivo

O Curso de Licenciatura Plena em Matemática do Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará tem como objetivo formar professores de Matemática para atuarem no Ensino Fundamental e Médio.

 

Forma de ingresso

A forma de ingresso ao Curso de Licenciatura Plena em Matemática dar-se-á através de processo seletivo, conforme definição da Instituição.

 

Duração do curso

O Curso tem a duração de 04 (quatro) anos, 08 (oito) semestres letivos, desenvolvidos no Regime didático seriado semestral, totalizando uma carga horária de 2.830 horas.

 

Funcionamento do curso

Ofertado em regime seriado semestral nas seguintes formas: Extensivo e Intensivo, na Modalidade Presencial.

 

Número de vagas

Em atendimento ao REUNI, até o Processo Seletivo de 2013, foram ofertadas 100 vagas anuais, sendo 50 para o Extensivo com entrada no 2º Período e 50 para o Intensivo com entrada no 3º Período.

Para o Processo Seletivo de 2014, foram ofertadas 90 vagas. Sendo 44 para o Extensivo/Noturno com entrada no 2º Período de 2014 e 46 para o Intensivo/Integral com entrada para o 3º Período.

 

Laboratórios

Laboratório Experimental de Modelagem Matemática

Laboratório de Informática da Matemática com 30 máquinas

 

Coordenação da Faculdade

Diretor: Prof. José Geraldo Gonçalves da Silva

Vice-diretor: Prof. Arthur da Costa Almeida

Contato:
Secretaria: (91) 3311-4616

 

Corpo docente

  • Arthur Da Costa Almeida – Doutor
  • Arthur Gonçalves Machado Jr. – Doutor
  • Carla Cristina de Souza Tavares – Mestre
  • Edilberto Oliveira Rozal - Doutor
  • Fábio Nogueira Batista - Mestre
  • Frayzer Lima de Almeida – Doutor
  • Gerlândia de Castro Silva - Doutora
  • José Geraldo Gonçalves da Silva - Especialista
  • Marcos Vinícius Orguen Gouvêa - Mestre
  • Maria Lídia Paula Ledoux – Mestre
  • Nildsen Fernando Lisboa da Silva – Doutor
  • Roberta Modesto Braga – Mestre
  • Samuel Levi Freitas da Luz – Doutor
  • Valdelírio da Silva e Silva - Doutor

 

 

 

Additional information